quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Falta trabalhadores qualificados no Brasil !

Há uma falta de trabalhadores qualificados ... estamos colhendo o que o país plantou nas ultimas décadas na área educacional. É triste, mas é real.

Vejam a noticia veiculada no "O Globo" :

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/08/19/falta_de_trabalhadores_qualificados_freia_crescimento-547835506.asp

Valdir.

2 comentários:

Valdir Noll disse...

Valdir:

É, é, é ... (tradução do alemão ja, ja, ja...). Por dever de ofício fui leitor assíduo da Gazeta Mercantil por muitos anos seguidos. Com a sua ampla cobertura do cenário econômico mundial o jornal me permitiu ver com clareza, já na década de 1980, que a questão da formação escolar e treinamento de mão de obra especializada seria o nosso 'calcanhar de Aquiles' no caminho do desenvolvimento como nação moderna.

Acompanhando pelo jornal e outros meios a migração de empresas de tecnologia em busca de novos mercados e meios de produção mais competitivos, era fácil de se ver que um componente sempre presente nos pré-requisitos para novos investimentos era justamente a disponibilidade, no local, de mão de obra qualificada, e não apenas mais barata, como aqui desdenhosamente se propalava. O nosso desleixo para com a formação escolar de qualidade nos jogou para os últimos lugares segundo as mais diversas avaliações a nível mundial. Parece que estamos disputando numa escala de valores inversa, onde vale mais o pior desempenho. Algo como o Festival do Pior Filme (é real, existe !) que laureia a pior produção do ano. Não tem graça nenhuma ver na imprensa ano após ano as más notícias sobre o nosso péssimo desempenho, e sem que isso provoque quaisquer reações dignas de nota.

Ler um artigo como o abaixo é não apenas penoso mas cheira também a notícia velha, pois décadas atrás já dava para ver como seria o acordar do nosso auto-induzido sonho de 'inevitável grandeza futura'. Educação requer dedicação, persistência, continuidade e tempo. Muito tempo ! E agora ? Como sair dessa enrascada ?
Convocar os mágicos de plantão ? Não vai faltar político para explorar o tema; com promessas e mais promessas, é claro ! E gente acreditando ...

Também não vai faltar gente com seu fatalístico modo de avaliar a situação - "é verdade, mas... o que a gente pode fazer ?!" e coisas assim - palavras vãs e conformistas que expressam uma resignação e uma sujeição indigna de uma nação que tenha um mínimo de respeito por si própria. Já faz mais de um século que acabamos com a escravidão, por ter sido uma vergonha diante da comunidade mundial mante-la, mas quando vamos acabar com essa outra vergonha, a escravidão e cegueira da mente que é o analfabetismo e a má formação escolar ?

Werner Horn.

Unknown disse...

Mas Bah Gaucho!!!Não sabia que tinhas um blog.Show de bola!!!
To chegando agora,mas,com a ajuda de pessoas como tu,espero dar a minha contribuição(pequena) para melhorarmos esta situação caótica que nos encontramos no âmbito tecnológico e Educacional.É este meu objetivo no nosso CEPE.Abraços,Souza.